terça-feira, 23 de novembro de 2010

“Tá nervoso? Vai pescar...”

Existe um tipo de turismo perfeito para quem quer sair da rotina e esquecer da vida conturbada nos centros urbanos, além de permitir um contato maior com a natureza. Estamos falando do turismo rural...
Então, coloque a botina e suba no cavalo porque você irá conhecer a trilha deste belo cenário.
Os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os que nele vivem. A diversidade geográfica do país possibilita uma aventura pelos campos em qualquer Estado, por isso, a dica não terá parada em um lugar específico e sim no turismo certo para quem busca tranquilidade e diversão em um mesmo lugar.
A diversidade do turismo rural não está somente no cenário, mas no artesanato, nas bebidas e alimentos, nas atividades e tradições religiosas. As pessoas que vivem na zona rural de uma cidade se alimentam de coisas naturais que a terra fornece, muita verdura, legumes, frutas, muitas vezes, degustadas “no pé” das árvores.

Opções de atividades de ecoturismo são também indicadas para quem gosta de muita aventura a céu aberto. Sabe aquela “caminhadinha” que você promete há anos e nunca consegue encaixar na rotina? Num passeio como esse, a caminhada é a mais indicada para estabelecer essa sintonia entre homem e natureza, disponibilizada em locais verdes.


Existem algumas modalidades do turismo rural que foram desenvolvidas e apoiadas por diversos incentivos financeiros. Se você for fazer esse tipo de turismo, irá encontrar os seguintes serviços:
Turismo de Habitação
O serviço de hospedagem de natureza familiar, prestado a turistas em casas antigas particulares que, pelo valor arquitetônico, histórico ou artístico, se tornaram representativas de uma determinada época, como os solares e as casas apalaçadas.
Turismo Rural
O serviço de hospedagem prestado a turistas em casas rústicas particulares, utilizadas simultaneamente como habitação do proprietário, possuidor ou legítimo detentor e que, pela sua traça, materiais construtivos e demais características, se integram na arquitetura típica regional.
Agro – turismo
O serviço de hospedagem prestado a turistas em casas particulares integradas em explorações agrícolas, que permitam aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da atividade agrícola ou a participação nos trabalhos aí desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsável das casas e empreendimentos.
Turismo de aldeia
O serviço de hospedagem prestado num empreendimento composto por um conjunto de, no mínimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários, legítimos possuidores ou detentores. Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitetura típica local. Deve ser explorado por uma única entidade, em aldeias históricas, em centros rurais ou em aldeias que mantenham, no seu conjunto, o ambiente urbano, estético e paisagístico tradicional da região.
Casas de campo
As casas particulares e as casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestem um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria. Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitetura e ambiente rústico próprio da zona e local onde se situam.
Com tantas dicas, não faltarão opções para quem busca lazer , diversidade e tranquilidade. Boa viagem!
Informações adaptadas do Portal do Agro-negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário