quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Muito mais que uma universidade!

Seria só mais uma universidade da cidade de Piracicaba se não fosse um pequeno detalhe, o campus. A Esalq tem tanta história, tanta cultura, tanta beleza, que passeando por ela, quase esquece-se que alí funciona uma das mais renomadas faculdades do país.

Sua origem data de 1892, quando Luiz de Queiroz fez a doação de uma de suas fazendas para a idelaização de seu projeto. Desenvolvida por um paisagista belga e um arquiteto inglês, dá até pra imaginar a magnitude do lugar.

Não à toa que, nos finais de semana, o prédio central fecha suas portas, e o lugar vira um verdadeiro parque com direito a passeios, piquiniques, lago com patos, saguis, pipoqueiros, noivas tirando fotos e muito mais.

Se já é lindo durante o dia, imagina nesta época do ano todo iluminado e enfeitado?! Torna-se mágico!Um lugar que vale a pensa ser visitado, apreciado e lembrado!


Por isso, esta é nossa dica de turismo de hoje...


O "parque" Esalq

Não é por acaso que moradores e turistas da cidade de Piracicaba escolhem o campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para tirar fotografias, em busca de um cenário nobre para seus álbuns.

O campus de 914 hectares é majestoso, com edifícios monumentais, lago e um parque em estilo inglês, projetado em 1907 pelo paisagista belga Arsène Puttmans, tido como o único do Brasil.

Entre as faculdades mais respeitadas do Brasil, a Esalq tem 11 departamentos e um importante departamento de biblioteca e documentação de ciências agrárias. Há ainda um museu dedicado à história da instituição e uma loja, a Raízes, onde é possível comprar as famosas aguardentes produzidas na faculdade.

Durante os finais de semana, os prédios, o museu e a loja fecham, e o campus se transforma em um grande parque. O espaço é bem conservado e bem policiado, e não é permitido entrar de carro ou bicicleta.

Tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e também em nível municipal, o campus da Esalq teve origem com a doação de uma fazenda, em 1892, por Luiz de Queiroz, idealizador da faculdade. O prédio central, que foi inaugurado em 1907, tem estilo neoclássico e foi projetado pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings.




Diante do pavilhão de Horticultura, espalha-se um bucólico lago, onde vivem famílias de patos brancos. Mas a principal atração animal do campus são os saguis, que se aproximam em busca de comida.

ESALQ - Av. Pádua Dias, 11. Visitação do campus: diariamente, das 9h às 17h. Conheça mais em http://www.esalq.usp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário