sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diversão trekking

As férias chegaram e você vai passar o fim de ano em um local afastado do centro urbano?

Saiba que é um local mais que propício para aquela caminhada que você provavelmente iria fazer durante o ano, mas não conseguiu.

Pois então conheça uma modalidade de turismo que além da aventura, mistura emoção e o prazer com a natureza.

O trekking! Atividade física, que na tradução para o português, a palavra nos remete a caminhar, trilhar, andar. A mais remota e conhecida forma de deslocamento do homem.

A caminhada em si não faz sentido a não ser que esteja acompanhada de alguma motivação, seja ela física ou psíquica. Podemos ir mais longe ainda e dizer que o ato de caminhar também pode transcender estas questões e ser uma forma de relaxamento, prazer e convívio com a natureza. Já que a experiência prática da superação de desafios é a receita ideal para potencializar a relação do ser humano consigo mesmo e valorizar recursos naturais das cidades e de locais que conservam a natureza.

Sendo uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade (ressalvo feito àqueles que estão há muito tempo sedentários), o trekking é muito acessível do ponto de vista financeiro e muito seguro também a nível físico.

Portanto, é uma ótima opção para quem pretende correr atrás do prejuízo com a balança e aproveitar o local onde irá passar as férias. A regra é respeitar a natureza.

Para realizar esta inesquecível experiência você pode formar um grupo ou se aventurar individualmente, mas como todas as atividades que realizamos, aqui vão algumas dicas.

Para você que está visitando o local e não conhece o percurso procure alguém que possa acompanhá-lo. Use roupas folgadas e confortáveis, são eficientes e ajudam no desempenho. Nos pés use um tênis mais velho e que você esteja acostumado, pois uma bolha no pé pode retardar sua caminhada ou mesmo inviabilizá-la.

Você deve também calcular o tempo da caminhada. Comece cedo, assim, com a luz do dia poderá terminar o percurso sem problemas.

Mas, se sua caminhada é noturna,  leve equipamentos para segurança, lanternas, pilhas, etc. E para a caminhada em grupo lembre-se de um detalhe importante, nela as pessoas caminham com velocidades diferentes. Não estabeleça parâmetros de competição entre os integrantes. Tente mantê-los unidos, com uma velocidade média.

Se o local permite fazer uma trilha, se for a sua primeira vez e se não faz exercícios com regularidade, não exagere.

É importante lembrar que você deve gastar cinco minutos antes e cinco minutos após a trilha para um alongamento nas pernas e braços. Pode parecer bobagem, mas ajuda a reduzir as famosas dores musculares pós-trilha.

Portanto, aproveite o lugar onde você estiver para conhecer melhor as pessoas e poder voltar
para casa revigorado e pronto para as próximas estações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário