sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O 1° Encontro Cliclofaixas de Piracicaba acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, com apoio do Hotel Center Flat Service


Nos dias 20 e 21 de fevereiro, acontece o 1° Encontro Ciclofaixas de Piracicaba. O evento tem como objetivo conscientizar a população e as autoridades para a diversidade de locomoção e para o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. Entre pedaladas e seminários, os cidadãos poderão se inteirar, coletar informações, dar opiniões e sugestões sobre a necessidade da instalação de ciclovias na cidade.

Mirian Rother, organizadora do encontro, conta o que a motivou a fazer, pela primeira vez, um evento desse porte em Piracicaba. “Na verdade, eu sempre gostei de bicicletas, e esse era o meu meio de transporte. Porém, não levou muito tempo para descobrir que os motoristas não respeitam o veículo. É preciso mudar esta visão”, desabafa.

Já a gerente do Hotel Center Flat Service, Bárbara Aguiar, que hospedará os palestrantes do evento como forma de cortesia, o encontro serve para apontar outra questão: os problemas de trânsito que Piracicaba enfrenta hoje. “Sempre buscamos projetos que visem cultura e sustentabilidade. Por isso achamos a idéia ótima. Esperamos iniciar um processo sério de engajamento na cobrança de maiores e melhores condições de transporte para a nossa cidade”.

Mirian explica que Piracicaba é uma das poucas que tem Agenda 21. “O intuito é sensibilizar a população e orientá-la de que é necessário um plano de mobilidade humana sustentável e ambientalmente correta”, alerta. Para quem não sabe, a Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. Portanto, pensar em um meio de transporte que não agrida a natureza, se encaixa perfeitamente neste quadro.

A cidade de Bogotá é hoje, referência mundial quando o assunto é transporte sustentável. “Carro não foi feito para trabalhar”. A frase é do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, que provocou verdadeira revolução nos seus quatro primeiros anos de mandato, quando construiu 200 quilômetros de ciclovias.

Por isso, Mirian vai mais além: “A idéia é que o encontro se transforme num fórum permanente até que tenhamos um Plano Cicloviário e ciclofaixas na cidade, não só para lazer, mas também, para transporte. Portanto, queremos toda a população debatendo, compartilhando experiências, dando opinião e informando-se sobre o assunto”, conclui.

Porém, para a implantação de ciclovias na cidade, não basta só conscientização. O projeto precisa de apoio e estudos para ser colocado em prática. Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da Unimep, Dirceu Rother Junior, “além de uma avaliação interdisciplinar detalhada da topografia, do sistema viário e do trânsito da cidade, é preciso do apoio também, de um forte agente promotor, que, neste caso, é o poder público. O papel dele será de extrema importância na definição deste traçado”, relata.

E para finalizar, Dirceu deixa sua mensagem: “Este encontro será o start para grandes discussões sobre as ações ambientais, tão necessárias atualmente. Uma reforma na educação do trânsito deve começar, e já”.

O evento

No domingo, dia 20, os cicloativistas pedalarão de São Paulo até chegar, por volta das 12 horas, em Piracicaba. No dia 21, acontece o I Seminário Ciclofaixas, às 14 horas, no Hotel Center Flat Service com as participações de: Dirceu Rother Junior, professor de planejamento urbano, Felipe Aragonez, secretário geral do Instituto CicloBR, Daniel Labadia, cinegrafista do Instituto CicloBR, J. P. Amaral, gestor ambiental da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo, Célia Choairy de Moraes, cicloativista, Dr. Pedro Carvalho, especializado em Medicina Esportiva, além dos secretários Pedro Mello, da SELAM (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), e Paulo Coelho Prates, da SEMUTRAN (Secretaria Municipal do Transporte).

Para mais informações, acesse o site da campanha: www.gatomalhado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário