terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Maneira segura de viajar

Qual a forma mais segura de transportar crianças?
 
O bebê-conforto é o meio mais seguro de transportar bebês de até 9 kg ou 13 kg (de acordo com a marca do equipamento). Ele deve ser instalado no banco de trás do carro e de costas para o movimento, para evitar o efeito chicote, capaz de prejudicar o pescoço da criança, que ainda não é firme nesta idade.

Os pequenos de 9 a 18 kg (mais ou menos de 1 a 4 anos de idade) devem se instalar na cadeirinha própria, de frente para o movimento. Ambas só estão bem presas no carro se não se movimentarem no máximo em 2 cm. Crianças de 18 kg a 36 kg, mais ou menos de 4 a 10 anos, devem ficar no assento de elevação ou “booster” e presas com o cinto de três pontas. Mais altas, ficam protegidas no ponto correto e não correm o risco de ter os ossos fraturados em caso de acidente, já que o cinto não foi concebido para o seu tamanho. 

 
O assento de elevação ou “booster” só pode ser liberado para os maiores de 36 kg, que tenham mais de 1,45 m ou cerca de dez anos.

Há um horário mais indicado para cair na estrada?

De manhã cedo, quando o sol ainda está ameno e o carro, mais fresco. Nesse período, é mais fácil que elas peguem no sono e acordem mais perto da chegada. Um para-sol para ser fixado na janela reduz a temperatura dentro do carro, facilitando o cochilo.
 
Há uma recomendação de quilômetros diários a percorrer?

Em nome da segurança e do bem-estar geral, não viaje mais do que 500 km por dia.
 
Vale a pena fazer paradas durante a viagem?

As paradas são estratégicas e ganham ainda mais importância com crianças a bordo. Bebês conseguem dormir mais facilmente, permitindo trechos mais longos sem pausas. Em viagens mais longas, porém, a idéia de pernoitar em uma cidade vem a calhar. No dia seguinte, as crianças (e você) acordarão muito mais dispostas e prontas para uma nova esticada.

E que roupas usar?

O ideal é vestir as crianças da forma mais confortável possível, com short e camiseta de algodão no calor, e agasalho de moletom no inverno. Faça com que tirem os sapatos assim que entrarem no carro.
 
Que itens são indispensáveis para a mala de mão?

-Agasalhos e roupas mais leves (bermudas para trocar pela calça, por exemplo, se o clima mudar);

-Toalha (para cobrir um assento quente demais, tapar o sol presa à janela, servir de cobertor, ou mesmo de pano em caso de enjôo);

-Lanches (frutas, bolachas, sucos);

-Água (em garrafinhas);

-CDs com músicas e histórias infantis;

-Brinquedos macios (que não ofereçam risco de machucar as crianças em caso de freadas bruscas, e que não sejam pequenos demais para que as peças não se percam);

-Livros, gibis e jogos eletrônicos;

-Lenços de papel;

-Para o bebê, chupeta, um brinquedo sonoro e material para a troca de fralda: a própria fralda, algodão, pomada antiassadura e um tecido ou plástico para forrar a superfície na hora da troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário