segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Padroeiro de Piracicaba!

Santo Padroeiro de Piracicaba, Santo Antônio é celebrado hoje, dia 13 de junho.

Por isso, nesta segunda-feira é feriado municipal na cidade. Em homenagem ao santo, a Catedral de Piracicaba realiza uma série de atividades que vão da venda do tradicional bolo de Santo Antônio à missa em louvor ao padroeiro, passando pela distribuição do esperado “pãozinho bento” e pela concorrida festa junina, na Praça da Catedral.

A venda dos pedaços de bolos começa pela madrugada, às 5h. Como acontece há anos na cidade, o bolo de Santo Antônio é confeccionado em tamanho gigantesco.

Seguindo a tradição, a missa da manhã é rezada por frades capuchinhos, uma vez que Santo Antônio era franciscano. Durante a missa, que costuma atrair mais de 2 mil pessoas, é feita a benção e distribuição dos “pãezinhos santos.”

No período da tarde, às 17h, acontece a procissão e, na sequência, outra missa. Depois, os presentes assistirão ao levantamento dDo maestro de Santo Antônio e poderão participar de uma animada festa junina, com direito às tradicionais barriquinhas de quentão, vinho quente, cachorros-quentes, cuscuz entre outras.

As festividades em louvor a Santo Antônio fazem parte da cultura de Piracicaba e merecem ser prestigiadas por munícipes e turistas.

Afinal, mesmo inserida em um universo urbano e industrial, Piracicaba felizmente mantém o apego às suas raízes e tradição!

fonte: Diário do Engenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário