quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Companheiro de quatro patas

Para quem viaja com o um cão é preciso tomar alguns cuidados para não ter problemas. Primeiro porque o peludinho não faz ideia do que está acontecendo e para onde você está o levando, depois porque nem todo mundo gosta de animais e locais privados, geralmente, não permitem a entrada deles.

Assim, em uma viagem é fundamental que seu “melhor amigo” seja transportado em caixas apropriadas.


Se você for viajar de carro é permitido transportar apenas um cão no banco traseiro, hoje até já existe cinto de segurança próprio para cães. Mas se você optar por viajar de ônibus a boa notícia é que a maioria das empresas aceitam levar os bichos desde que eles viagem no bagageiro para não incomodar os outros passageiros.

Nos locais onde estiver passeando utilize sempre a coleira e conduza seu cão respeitando os outros hóspedes, que podem simplesmente não gostar do peludinho.

Quando levá-lo para uma caminhada recolha sua fezes e procure evitar brigas do seu cão com outros animais no local e principalmente, nunca o perca de vista.

Para o animal, a mudança do ambiente pode ser um fator de estresse, ele pode estranhar o novo lugar, principalmente os cachorros novos, então, o melhor a se fazer é levar o kit do animal, com sua cama ou manta para dormir, além de seus brinquedos preferidos, isso ajudará a sentir-se em casa, e não se esqueça da ração que ele está habituado a comer. É importante também nunca deixá-lo fechado dentro do carro, nem que seja por poucos minutos, pois a temperatura corpórea irá se elevar rapidamente.


O ideal é programar a viagem em horários mais frescos e sempre fazendo paradas  para que o animal possa beber água e fazer suas necessidades, evite também viajar com animais idosos, principalmente aqueles cujas condições de saúde requerem mais cuidados.

Por fim, vale lembrar que em qualquer viagem você deve estar com atestado sanitário emitido por um veterinário com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica.

Aperte os cintos do seu cão e boa viagem!

Um comentário:

  1. Já passei maus bocados por conta de levar cachorro em viagens de carro,vomito que não acabava mais a danadinha só melhorava na hora do pedágio ai ela virava o cão e latia sem parar,modifiquei 80% do meu quintal para poder deixar ela em casa e viajar sem estresse para nenhuma de nós....

    ResponderExcluir