quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Zoológico: um passeio para todas as idades

Para quem gosta de animais de todos os grupos - mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e aracnídeos. Confira nossa dica de hoje, no menu “Dicas Turismo”. Afinal, você não pode tê-los em casa! Então, porque não visitá-los no Zoológico?

O Zoológico Municipal de Piracicaba, fundado em 18 de agosto de 1972, com área total de 36.000 metros quadrados, localiza-se na Avenida Marechal Castelo Branco no número 426, próximo à saída para Rio Claro.
Ele foi fechado para visitação durante sete anos, por iniciativa dos técnicos e da Prefeitura Municipal, com o objetivo de montar um Zoológico com proposta educativa e científica, que foi finalizado com sucesso em 2007, onde se deu sua reabertura oficial.
Atualmente está aberto à visitação de terça a domingo das 9 às 17 horas. O tempo que você leva para visitar todos os animais é em média de 40 minutos. Mas, o local tem acesso ao Paraíso da criança, um parque para passar o dia todo.

O Paraíso da Criança, criado em 7 de janeiro de 1976, com a finalidade de complementar os momentos de lazer da criança. Possui foguetes com escorregadores, Casa do Tarzan montada sobre uma frondosa árvore, um castelo medieval, forte apache, um gigantesco robô, ponte pênsil, casa de bonecas, balanços e carrosséis.
A entrada é gratuita e a diversão está garantida para toda a família! Confira esta dica que preparamos pra você:
Passeio “animal”
Se prepare pra andar bastante! Tênis, boné e protetor solar são indispensáveis, porque você irá esquecer a hora quando estiver no zoológico de Piracicaba. Você pode percorrem uma trilha cercada por vegetação predominante de flores, com lagos, cascatas e áreas especiais.

Com mais de 200 animais, entre mamíferos, aves e anfíbios, anexo ao zoo está o parque Paraíso da criança, onde você encontra diversão garantida não só para os pequenos.

O local possui um lago onde há uma ilhota habitada pelos macacos, é todo arborizado. Por lá você encontra animais como a jaguatirica, quati, raposa e pássaros silvestres que se exibem e, com isso, demonstram o carinho e dedicação com que os monitores os tratam. Uma Iguana, transferida para cativeiro bem adaptado, simulando seu habitat de origem, sinaliza seu excelente estado de saúde.
Outro animal é um tucano que mostra o vigor com seu bico e cores lindas, entre as aves há também uma coruja bem orelhuda.
Já no grupo dos répteis um jabuti piranga muito tímido, além de muitos outros animais e espécies o zoológico conta com o apoio do projeto ZooAquarium – zoológico, aquário, borboletário e viveiro de mudas instalados numa mesma área - tendo como objetivos principais a conservação, a pesquisa e a educação ambiental, dinamizando a maneira como são exibidos os animais e seus habitats, além do lazer e do ecoturismo.
Zoológico, aquário de água doce, borboletário, formigueiro e viveiro de mudas, numa área delimitada pelos rios Piracicaba, Corumbataí e o Ribeirão das Ondas.
No parque Paraíso da criança, você desfruta de uma grande área de lazer com espaço para alimentação e playground para crianças de todas as idades, com brinquedos, casinhas suspensas, ponte de madeira, pista de arvorismo e muro de escalada, núcleo de educação ambiental, hora do conto com histórias infantis, gincanas, brincadeiras e trem da alegria, tudo com monitoramento de adultos. Você pode fazer um piquenique com os amigos enquanto a garotada se diverte.

Como temática de exibição, representam-se os ecossistemas brasileiros e a fauna associada - Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado - presentes no município de Piracicaba e região. O borboletário complementa a temática de exibição, tendo como estrutura principal uma área com 800 metros quadrados, coberta por uma tela que permite o olhar dos visitantes.
O aquário de água doce tem como temática os vários habitats representativos do rio Piracicaba e os peixes presentes na bacia do rio Tietê. Durante a visita é contada a história da cidade através de painéis gráficos, utensílios e objetos de época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário