quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tornando-se um ecoturista

No post de ontem, abordamos um turismo diferente, aquele que sai das grandes cidades e se refugia na natureza. Aproveitando esse embalo, vamos falar hoje sobre quem é o Ecoturista.

Para o turista ecológico tudo é válido, desde vulcões, borboletas, baleias, pássaros, o mar, animais silvestres, insetos ou um simples, arco-íris. O turista precisa de orientação e educação para ajudar a causar o menor impacto no lugar de visitação. 


Viajar para ambientes ricos em paisagens e bens culturais com o objetivo de apreciar as belezas e os atrativos é um dos componentes que fazem do viajante um ecoturista. Este personagem está disposto a pagar boas quantias para ter o prazer de manter contato com a natureza.

Em Fernando de Noronha, por exemplo, a taxa de conservação cobrada dos turistas é de quase R$ 22 por dia passado no arquipélago. Este turista pode estar habituado a percorrer trilhas difíceis e procurar emoções na escalada de montanhas, mas pode também ser mais contemplativo, preferindo o isolamento ou a observação de espécies animais.

No Brasil, o que mais impressiona o ecoturista é a beleza do Pantanal matogrossense e o fato de algumas famílias estarem abrindo suas fazendas, transformando-as em locais de pousada, sem abrir mão de suas atividades tradicionais, como a agricultura.

A cidade de Brotas, no interior paulista, se encontra em pleno desenvolvimento em relação às atividades ecoturísticas, possuindo alguns projetos muito interessantes. Buscam incessantemente a excelência em seus produtos ecoturísticos, visando a sustentabilidade, investem no aprimoramento dos seus serviços para fortalecer seu potencial, principalmente no que diz respeito aos esportes radicais.

Na avaliação de estratégias para empreender neste segmento, considera-se o público-alvo no ecoturismo dividido em dois grandes grupos potenciais: os nacionais e os internacionais. Até bem pouco tempo era o turista internacional o alvo preferido dos empreendedores brasileiros. As atuais condições do mercado, no entanto, apontaram em direção a dar preferência ao turista nacional.

O turista estrangeiro exige bons serviços, segurança, comodidade e planejamento, condições que no Brasil ainda estão começando a ser desenvolvidas. Antes de querer alcançar o público internacional, é melhor testar bastante os produtos nacionais.

Se você sente-se atraído por esse turismo, faça parte e seja um ecoturista!

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