Conhecer lugares inesquecíveis é,
sem dúvida, uma experiência maravilhosa. Melhor ainda, é guardar esses momentos
para sempre.As fotos são lembranças para toda a vida e é por isso que na hora
de tirá-las todo preparo é fundamental, confira as dicas que o Center Flat
preparou!:
Qual é a melhor distância para tirar uma boa foto?
Fique sempre a uma distância mínima de 1,5 metro daquilo que quiser fotografar, mesmo que o manual diga que você pode chegar mais perto. Se você se aproximar muito, há um enorme risco de distorcer as formas da pessoa (ou do objeto) a ser clicado. E não adianta tentar resolver a questão procurando outros ângulos. Se você inclinar a máquina para baixo, vai achatar as pessoas: um adulto fotografado de cima fica do tamanho de uma criança. Já se incliná-la para cima, vai encompridar aquilo que está fotografando. Sempre procure manter a câmera firme, numa posição paralela ao chão.
Fique sempre a uma distância mínima de 1,5 metro daquilo que quiser fotografar, mesmo que o manual diga que você pode chegar mais perto. Se você se aproximar muito, há um enorme risco de distorcer as formas da pessoa (ou do objeto) a ser clicado. E não adianta tentar resolver a questão procurando outros ângulos. Se você inclinar a máquina para baixo, vai achatar as pessoas: um adulto fotografado de cima fica do tamanho de uma criança. Já se incliná-la para cima, vai encompridar aquilo que está fotografando. Sempre procure manter a câmera firme, numa posição paralela ao chão.
O enquadramento é importante para tirar uma boa foto?
O melhor é ter criatividade. Para mudar o monótono esquema "linha do horizonte no meio da foto", imagine o visor dividido em três partes iguais, na horizontal. Então, enquadre a linha do horizonte no terço inferior. Assim, a imagem ganha amplitude. E preste atenção ao fundo, procurando limpá-lo. Por exemplo, ao fotografar uma pessoa com uma árvore atrás, cuide para que os galhos não pareçam chifres plantados na cabeça da coitada.
O melhor é ter criatividade. Para mudar o monótono esquema "linha do horizonte no meio da foto", imagine o visor dividido em três partes iguais, na horizontal. Então, enquadre a linha do horizonte no terço inferior. Assim, a imagem ganha amplitude. E preste atenção ao fundo, procurando limpá-lo. Por exemplo, ao fotografar uma pessoa com uma árvore atrás, cuide para que os galhos não pareçam chifres plantados na cabeça da coitada.
Fotografar de um bom ângulo é fundamental?
Se perceber que você vai "cortar" a cabeça do fotografado ou que vai acabar escondendo o que pretende mesmo mostrar, mude de lugar antes de apertar o botão da máquina. Por exemplo, suba num lugar para ter visão panorâmica ou abaixe-se para exibir o céu ao fundo.
Se perceber que você vai "cortar" a cabeça do fotografado ou que vai acabar escondendo o que pretende mesmo mostrar, mude de lugar antes de apertar o botão da máquina. Por exemplo, suba num lugar para ter visão panorâmica ou abaixe-se para exibir o céu ao fundo.
Qual é o corte ideal de uma foto?
Tenha em mente que aquilo que a máquina fotografa não é exatamente o que você
vê no visor, pelo bom motivo de que a lente da máquina não está na mesma
posição que seu olho. Esse desvio se chama paralaxe e, para compensá-lo, é
preciso enquadrar sua foto dentro da linha tracejada que se vê no visor. Caso
contrário, você cortará a cabeça ou os pés de quem estiver fotografando - fato,
aliás, muito comum. Esta regra não vale para as máquinas profissionais, ou
reflex, que já foram projetadas de modo a neutralizar o problema. E utilize os
recursos da sua máquina, como o zoom.
É aconselhável fotografar à noite?
À noite, verifique no manual a distância que seu flash agüenta e respeite-a, fotografando apenas o que está dentro desse limite. Não adianta nada usar flash para fotografar paisagens. Mas, para retratar a turma no restaurante, resolve. Se sua máquina tiver aquele dispositivo para corrigir olhos vermelhos, acione-o. Se não tiver, não deixe as pessoas olharem direto para você, para amenizar o efeito olhos de vampiro. A paisagem noturna pode ficar muito bacana se você usar máquina manual, filme 800 Asa e um tripé.
À noite, verifique no manual a distância que seu flash agüenta e respeite-a, fotografando apenas o que está dentro desse limite. Não adianta nada usar flash para fotografar paisagens. Mas, para retratar a turma no restaurante, resolve. Se sua máquina tiver aquele dispositivo para corrigir olhos vermelhos, acione-o. Se não tiver, não deixe as pessoas olharem direto para você, para amenizar o efeito olhos de vampiro. A paisagem noturna pode ficar muito bacana se você usar máquina manual, filme 800 Asa e um tripé.
Eu adoro tirar foto de tudo, tenho tanta saudade da minha máquina que dá dó.
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