sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Piracicaba do Futuro

Piracicaba é mesmo uma cidade agitada. Ontem a noite estive numa palestra com o arquiteto e presidente do IPPLAP – Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba, João Chaddad. Ele falou do crescimento ordenado de Piracicaba.
Acho interessante dividir com você minhas impressões sobre a palestra, já que me surpreendi muito com tudo o que ele falou.


Os projetos culturais, a estrutura física da cidade, os investimentos tecnológicos e o crescimento econômico são alguns itens evidentes no desenvolvimento de Piracicaba. Mas o que realmente podemos esperar a curto e médio prazo?
O Projeto Beira-Rio surge da constatação - rio e a cidade formam um sistema biocultural uno e generalizado, no qual o desenvolvimento da cidade passa pelo desenvolvimento de sua relação com o rio. O planejamento desta relação é fundamental para a construção de uma cidade sustentável, calcada na indissociabilidade entre evolução econômica, preservação dos recursos e inserção social.
Esta visão consolida o Projeto Beira-Rio como um processo contínuo de desenvolvimento de diretrizes para implementação de projetos e políticas com foco na relação rio / cidade. Vem sendo desenvolvido pela Prefeitura do Município desde 2001 a partir da elaboração de um diagnóstico antropológico e participativo que serviu de base para um Plano de Ação Estruturador (PAE). Sua etapa inicial foi a requalificação da Rua do Porto, cujo projeto contou com um plano de adequação ambiental e paisagística da orla urbana do rio realizado pela ESALQ/USP. A segunda etapa de intervenções, inaugurada em 2008, compreende a Avenida Beira Rio, no trecho entre o Calçadão da Rua do Porto e a Rua São José. 
Atualmente a Prefeitura prepara o início das obras de mais uma etapa, que já tem projeto executivo elaborado e será executada na Avenida Beira Rio, no trecho entre a Casa do Povoador e a Rua Luiz de Queiroz.
Além do projeto Beira-Rio, o Engenho Central vai ser mais atrativo do que já é. O planejamento há curto e médio prazo é que dois dos galpões do Engenho sejam restaurados e transformados em: Museu da Cana-de-açucar, Teatro e Restaurante. Com m projeto arrojado, mas que mantém o estilo retrô do Engenho, este espaço cultural promete atrair turistas de todos os lugares do Mundo.
Já para quem alguma vez na vida esteve no antigo restaurante Mirante, na beira da queda do rio, vai ficar maravilhado com o que vem por aí: O mirante vai ser reformado e transformado em um aquário.
E para quem está mais ligado aos avanços econômicos da cidade, prepare-se para conhecer o Centro Tecnológico, que já está em construção. Este é o único do interior de São Paulo.
Visite Piracicaba! Venha ver de perto todos os nossos atrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário