terça-feira, 16 de novembro de 2010

Que venha a copa de 2014!

O setor turístico está mais em alta do que nunca, o motivo? A copa de 2014! O programa do Ministério do Turismo intitulado Bem Receber Copa vem para capacitar o setor e atingir os padrões internacionais de qualidade. E o slogan então, não poderia ser mais sugestivo: “O sucesso do Brasil na copa está em suas mãos”. Veja por que:
O Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, definiu eixos de atuação do Ministério para a Copa de 2014. Um eixo fundamental diz respeito à qualificação dos profissionais que irão atuar nesse evento, promovendo a “atratividade e satisfação do turista por meio da qualificação profissional de serviços como receptivos de aeroportos, estações, hotéis, funcionários de restaurantes, motoristas de taxi e outros serviços”. Assim, o programa Bem Receber Copa tem como objetivo qualificar o setor de turismo, focando em Pessoas, Empresas e Destinos.
Para o total sucesso do evento foram definidos como fatores críticos de sucesso os seguintes setores:
1.     Alimentação
2.     Hospedagem
3.     Receptivo
4.     Segurança para o turismo
5.     Serviços em geral
Torna-se fundamental o planejamento estratégico e tático das atividades a serem implementadas pelo Ministério do Turismo, com o detalhamento do seu escopo, abrangência, pertinência, assim como a definição das prioridades e parcerias necessárias. Esse detalhamento deve ser feito no âmbito das 12 cidades-sede, sem ignorar o contexto regional no qual estão inseridas, conforme a política estruturante do ministério. O MTur destaca a importância desse evento para a consolidação do país como destino turístico internacional, mas reconhece que tal resultado só será alcançado com o planejamento coordenado e integrado das ações e dos programas de estruturação e promoção.
Por isso, um dos pilares da atuação do MTur será a qualificação dos profissionais de turismo. De acordo com as estimativas, é necessária a qualificação de cerca de 300.000 trabalhadores nas 12 cidades-sede. Nessa conta, incluem-se todos aqueles profissionais da chamada “linha de frente”, ou seja, aqueles que terão contato direto com os turistas da Copa, em diversas áreas, como hospedagem, serviços de alimentação fora do lar, agentes de viagem e receptivo, locadoras de veículos e companhias aéreas, entre outras.
Para a definição desse planejamento será necessário:
·        Rever, junto às associações de classe, os itinerários formativos de seus profissionais e construir os programas de treinamento, distribuídos em trilhas de aprendizagem que visam ao desenvolvimento das competências, conhecimentos, habilidades e atitudes – tanto comuns quanto específicas às áreas atendidas –, necessárias para a atuação eficaz desses profissionais durante o evento;
·        Auxiliar as associações de classe na elaboração dos conteúdos e materiais de apoio didático que serão oferecidos em cada trilha de aprendizagem;
·        Capacitar os instrutores das associações de classe quanto à didática do ensino, a fim de que possam atuar como multiplicadores do programa;
·        Implantar sistema integrado de gestão acadêmica, para acompanhamento e avaliação do programa.
E que venha a copa para o país do futebol!

Texto adaptado do site do Ministério do Turismo. Para saber mais clique aqui.

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