quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A história bem de perto


Um encantador castelo de tijolos! Esta é a sensação que se tem quando se entra no Engenho de Piracicaba.

Não bastasse isso, fica a beira do rio, carrega uma vista linda, um som de dar inveja e as paredes exalam cheiro de passado. Um lugar onde é possível sentir e imaginar cada passo, cada momento, cada destino, cada verso que cruzou alí e que, como os tijolos encaixados uns aos outros, foram construindo sua história.

A dica de hoje convida você a vivenciar tudo isso.

Ao atravessar a ponte sentirá como se estivesse dentro dos livros, uma verdadeira herança. Algo a ser adimirado, obeservado, cultivado, preservado e acima de tudo, valorizado.

Estão todos convidados a mergulhar nessas paredes e conhecer um pouco mais dessa encantadora construção.
O castelo de tijolos

Herança cultural dos engenhos é roteiro em todo o país, e em Piracicaba não poderia ser diferente. Um passeio cultural pela cidade pode ser realizado em qualquer época no mesmo lugar onde acontecem vários eventos durante o ano todo: o Engenho Central de Piracicaba.



Localizado às margens do Rio Piracicaba, ele é palco de eventos como o Salão Internacional de Humor que está na 37º edição, festival de humor gráfico com mostra oficial de trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, a famosa Festa das Nações na 28ª realização, noite de gala com opções de gastronomia e danças típicas dos países, o SIMTEC (Simpósio Internacional e Mostra de tecnologia e Energia) e a Paixão de Cristo assistido por mais de 50.000 mil pessoas todos os anos.


O Engenho de Cana de Açúcar fica muito próximo à Rua do Porto e do parque das Águas os quais já sugerimos aqui no menu “Dicas Turismo”. O local é semi-preservado e tem um charme todo próprio. As exposições ficam nos galpões de tijolinhos coloniais e a vista é encantadora.


O antigo Engenho de Açúcar se transformou em um complexo de eventos culturais após ser tombado pelo patrimônio histórico. Esse centro turístico da cidade é muito freqüentado nos fins de semana por que há expositores permanentes.

Com sua beleza única e atraente, é possível viver e sentir sua história. De longe vemos o tamanho monumental do ambiente. Uma construção que, antigamente, era um centro de maquinários pesados, com as paredes feitas de tijolos de barro à vista que representam a época em que era sede para a fabricação de açúcar e álcool. O toque de charme fica por conta dos trilhos que atravessam o campo do local onde, outrora, trens passavam transportando os produtos.


Venha viver de perto esta história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário