quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Esportes e Ecoturismo em Campos do Jordão

As montanhas que cercam Campos de Jordão guardam dezenas de obstáculos para a prática de esportes radicais. Mas há também trilhas fáceis que levam a cachoeiras, cascatas e recantos exclusivos para curtir o arvorismo ao lado da família ou dos amigos. 


Mountain-bike :

Trilhas de níveis diversos atraem adeptos do esporte e fazem da região cenário constante de competições. Entre as preferidas estão Três Matas (de nível médio, fica a 1.750 metros de altitude e é acessível pela estrada que leva ao Morro do Elefante); e Casa Redonda (bastante fácil, fica no Alto Capivari, terminando na Represa do Fojo). Também no Horto Florestal há uma infinidade de roteiros.

Trekking e alpinismo 

O trekking clássico de Campos o Jordão é o que leva à Pedra do Baú. Para chegar ao topo da formação rochosa, a quase dois mil metros de altitude, é preciso caminhar durante uma hora e meia e enfrentar uma escadaria formada por mais de 200 ganchos. Também no Horto Florestal há bons desafios. Entre eles, as trilhas que levam às cachoeiras da Celestina e da Pedreira. A primeira exige caminhada de cinco horas em bosques de araucárias; e a segunda, três horas mata adentro, além de escalada em uma pedreira de 15 metros de altura.

Arvorismo 

A prática é realizada no Pesqueiro Pesca na Montanha (estrada para São Bento do Sapucaí) e no Rancho Santo Antônio (estrada do Horto) os destaques são os circuitos em meio às araucárias.

Caminhada 

O Horto Florestal, que ocupa uma área de oito mil hectares, abriga as cachoeiras de Garalhada, Quatro Pontes, Sapucaí, Campos e Canhambora, acessíveis em duas horas de caminhada leve.

É só ter muita disposição para encarar tanta aventura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário