Nada
mais chato do que ter problemas com bagagem após um longo (ou mesmo
curto) vôo. Extravio temporário ou permanente, violação, roubo...quem
passou por qualquer uma dessas situações sabe quanto aborrecimento pode
causar. Para remediar toda essa dor de cabeça, Veja quais os cuidados
devem ser tomados:
O básico
Seja extravio temporário, permanente, violação ou roubo, em todas as situações, procure o balcão da companhia aérea para fazer uma reclamação. O relatório que será preenchido é chamado pela maioria das empresas de RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem). Vale também fazer uma reclamação na ANAC (Agência Nacional de Ação Civil) e na Delegacia do Aeroporto.
Seja extravio temporário, permanente, violação ou roubo, em todas as situações, procure o balcão da companhia aérea para fazer uma reclamação. O relatório que será preenchido é chamado pela maioria das empresas de RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem). Vale também fazer uma reclamação na ANAC (Agência Nacional de Ação Civil) e na Delegacia do Aeroporto.
Bagagem violada
Dirija-se ao balcão e só lá mexa em sua bagagem. O objetivo é evitar que a companhia aérea alegue que teve os bens retirados da bagagem pelo próprio passageiro.
Dirija-se ao balcão e só lá mexa em sua bagagem. O objetivo é evitar que a companhia aérea alegue que teve os bens retirados da bagagem pelo próprio passageiro.
Redução de peso ou volume da bagagem
Mesmo que não haja violação aparente, vá até o balcão da empresa para verificar se a bagagem contém o mesmo peso de quando foi despachada. Só depois disso, abra para verificar a subtração dos bens.
Mesmo que não haja violação aparente, vá até o balcão da empresa para verificar se a bagagem contém o mesmo peso de quando foi despachada. Só depois disso, abra para verificar a subtração dos bens.
Perda temporária
Também
é conhecida como extravio temporário. Preencha o RIB, você poderá
usá-lo para requerer indenização por danos morais. Guarde todas as
notas fiscais de produtos adquiridos para suprir a sua necessidade
pessoal durante a viagem. Esses comprovantes são a prova para entrar
com uma ação indenizatória contra a empresa.Extravio
Preencha também o RIB e terá os mesmos direitos de quem perdeu temporariamente a bagagem.
Eu nunca sofri perda ou violação da minha bagagem, mas sinceramente? Eles tratam a nossa bagagem como lixo hoje em dia, vai naquela esteirinha e você fica olhando e pensando: Como vai voltar minha mala? Eu já tive problemas de malas voltarem completamente arrasadas. Claro reclamei, claro não deu em nada.
ResponderExcluirÉ verdade Marília, eles jogam de qualquer jeito. O pior que não tem o que fazer, né? Eu nunca tive problemas com as minhas, mas conheço, muita gente, que como você, teve, reclamou, mas de nada adiantou. Beijos, querida!
ResponderExcluir