quinta-feira, 23 de junho de 2011

Diário de Viagem: Um pouco de Dublin - o relato do turista Renan Sgarbiero

"Foi para Dublin minha primeira viagem internacional. Quando o avião aterrissou na Irlanda senti que estava em um lugar totalmente diferente: árvores, arquitetura, ruas, carros, pessoas e, é claro, o idioma. Mas como os irlandeses estão acostumados com o grande número de estrangeiros de férias em Dublin, o inglês meio enrolado não é alvo de preconceito. Eu mesmo, no primeiro dia, me perdi andando de ônibus. Tudo por causa da bendita língua. No entanto, as pessoas são solidárias e ajudam bastante.


Fui para Dublin em setembro, o clima era frio, não chovia e nem fazia sol, porém o céu ficava diariamente limpo e azul. A fraca iluminação do sol deixa o lugar mágico e nostálgico, oferecendo um contraste com as cores das casas e com as ruas demarcadas, sem buracos, em perfeito estado.

Minha primeira andança pela cidade foi para o centro. Lá, duas coisas chamaram minha atenção: o Spire – principal monumento da cidade e também o mais alto, nenhum prédio pode ultrapassar a altura dele - e o famoso “prédio da Heineken” – um hotel que tem uma enorme propaganda da cerveja e é conhecido por isso.

Ainda no centro, está a maior ponte praça da Europa. A ponte passa pelo famoso rio Liffey. Um rio canalizado que corta a cidade e desemboca no mar. Apesar de ser muito frio, cheguei a ver até uma competição de natação neste rio.

Mas a diversão começa de verdade às 9 horas da noite. Dublin é muito conhecida pela quantidade de bares, pubs e casas noturnas. Se você estiver interessado em baladas agitadas e muita bebida: este é o lugar.

Como é a capital do país é muito comum encontrar com pessoas de todos os lugares do mundo. Cheguei a ouvir 5 línguas diferentes em um mesmo bar. Os bares de Dublin: The Temple bar, Turks head, Porter house e para quem curte balada gay tem várias opções, como: The George, The Dragon e Panti bar (este com eventos teatrais e música ao vivo). A vida diurna também é fabulosa em Dublin. Uma coisa que chamou minha atenção foram os cisnes em um riachinho perto do centro da cidade. Lindo!

Nos domingos de sol, eu ia em uma das prainhas aos arredores de Dublin. Basta pegar o Dart (trem) em qualquer sentido. O hallowen é um evento único em Dublin. Fantasias e crianças falando o “doce ou travessura”... é uma das festas mais tradicionais por lá. Vale a pena sentir a cultura de perto.

Por falar em tradição, o maior feriado nacional da Irlanda é o Saint Patrick’s Day. É como se fosse o carnaval no Brasil. Com desfile de carro alegórico, pessoas fantasiadas... a única diferença com o Brasil, é que é proibido ingerir bebida alcoólica na rua. A feirinha hippie perto do centro e os festivais de música também são frequentes nos feriados.

Dublin tem de suas estranhezas e curiosidades. O que nunca vi em nenhum outro lugar do mundo foi uma mulher tocando arpa (isso mesmo! Arpa!) para ganhar algum trocado. Se tivesse que definir Dublin em algumas palavras certamente seriam: aconchegante, linda, divertida e surpreendente."

Renan é funcionário público, mora em Piracicaba e é um apaixonado por viagens. Quer saber mais sobre as andanças dele pelo mundo? Então acesse: http://www.pintouviagem.blogspot.com/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário