segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Superando o medo de voar

Toda vez de subir em um avião, as mãos suam, as pernas bambeiam e o coração dispara. Esses sintomas são característicos do medo de voar. Até as pessoas mais calmas, entram em pânico ao pensar em ficar a milhares de metros de altitude.

Para especialistas, uma boa parte desse medo pode ser superada com informações sobre os procedimentos básicos da aviação, o funcionamento do mundo aeronáutico, da formação dos pilotos, até a tecnologia usada nas naves. Mas há aqueles que mesmo assim sentem fobia ao voar e nada adianta saber como um avião funciona. Veja algumas dicas para evitar este medo:


Aceite o medo e tente enfrentá-lo. Saiba que o avião é o mais seguro meio de transporte. Nos últimos dez anos, a média de acidentes foi de um para cada 1 milhão de decolagens.

Não tome bebidas alcoólicas. O efeito do álcool em vôos é potencializado, aumentando a chance de ficar embriagado ou ter enjôo.

Informe-se sobre o funcionamento da nave e a preparação dos profissionais que a comandam.

Hidrate-se sempre, mas evite bebidas gaseificadas. Um copo de água ou suco a cada hora é suficiente.

Não cultive idéias catastróficas apenas porque o avião balançou numa turbulência. Caso se sinta inseguro, converse com um comissário.

Prefira alimentos leves, como sopas e saladas. Pratos gordurosos e pesados dificultam a digestão e aumentam o desconforto natural do viajante.

Respire devagar e corretamente. Ajuda a relaxar o corpo e acalma a mente. Para ficar mais tranqüilo, vale rezar, falar mantra ou tentar se distrair.

Evite ingerir alimentos e bebidas com cafeína. Eles prejudicam o sono e aumentam a sensação de preocupação.

Procure uma distração: ler um livro, fazer palavras cruzadas, ouvir música, assistir a um filme ou simplesmente conversar com o passageiro ao lado.

Jamais tome medicamentos por conta própria. Caso não consiga controlar o medo, consulte um especialista.

Use roupas leves. Viaje sempre com meias para ficar descalço no avião. Ficar confortável ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário