segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mochileiros


Viajar pelo mundo sem destino certo, sem saber direito onde vai ficar, por quanto tempo, quem vai conhecer que lugares vai visitar, tudo decidido na hora e por conta própria. Já pensou em fazer isso? Acredito que a maioria de nós já se imaginou em uma aventura assim. Mas muitas pessoas juntam coragem para realizar essa vontade, pegam sua mochila e sai mundo a fora.

Geralmente, um mochileiro é um jovem com espírito curioso, inquieto e aventureiro, que quer conhecer o mundo, mas sem gastar muito dinheiro. Por isso, os destinos dos mochileiros costumam ser bem alternativos, países menos conhecidos ou menos turísticos. Ou então, países badalados da Europa, por exemplo, mas economizando na moradia e no transporte.

 
Quem faz mochilão sabe que faz parte da viagem dormir em albergues, conhecer pessoas novas e já ir dividir um quartinho, pegar carona, almoçar em qualquer buraco, andar muito de ônibus, etc. Tudo isso, até para alguns que possuem condições financeiras de bancar uma viagem mais confortável, é a graça de ser um mochileiro.

Para ser um mochileiro é preciso ter vontade de se aventurar, não ter medo de se virar sozinho, sem ajuda de ninguém, gostar de  fazer amizades e não ter frescura para dormir, tomar banho ou comer. É preciso também não ser muito desconfiado, apesar de que é sempre bom lembrar que é perigoso sair pelo mundo pedindo carona para qualquer um e se enfiando na casa de desconhecidos. Mas um pouco disso faz parte da aventura e por isso em algumas situações é preciso confiar nos seus colegas de mochilão.

Conhecer países diferentes é aprender mais sobre novas culturas, adquirir conhecimento, ampliar a noção de mundo que temos. Viver a experiência de morar fora faz qualquer um amadurecer suas idéias, rever seus valores, reavaliar seu modo de vida. Existem várias formas de organizar seu mochilão. 

A regra é não ter muitas regras. Você pode ir para qualquer lugar, ficar quanto tempo quiser, com quantas pessoas preferir. Lembrando, claro, que um planejamento mínimo é necessário, pois algumas burocracias como visto e passaporte. Fora isso, a beleza do mochilão está em deixar as coisas rolarem. Ir viajando de cidade em cidade e aos poucos descobrir no que a aventura vai dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário