sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um FELIZ 2011!

Nós, do CENTER FLAT, desejamos a você:

365 dias de felicidade;

52 semanas de saúde e prosperidade;

12 meses de amor e carinho;

8760 horas de paz e harmonia;

Que você tenha 2011 motivos para sorrir...

E assim começamos mais uma etapa,

Um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho,

Um desafio, uma oportunidade e um pensamento:

“Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”

 
 
FELIZ ANO NOVO!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Um presente chamado PRESENTE

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00.

Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites ele é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.

Nós somos clientes deste banco e ele se chama TEMPO. Todos os dias são creditados para cada um 86.400 segundos. Às noites o saldo é debitado, como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte.

Nas manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário.

Invista, então, no que for melhor, na saúde, felicidade e sucesso! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-dia.

Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que o repetiu. Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para uma mãe que teve o seu bebê prematuro. Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal. Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar.

Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu um trem. Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. Para você perceber o valor de UM MILISEGUNDO, pergunte a alguém que venceu a medalha de prata em uma Olimpíada.

Valorize cada momento que você tem! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial, especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você. Lembre-se o tempo não espera por ninguém ...

Ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de PRESENTE!

Viva-o. Intensamente.


Texto de Nelson Freitas.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Momentos de aventura em Brotas

Estava pensando em algum passeio que gostaria de fazer em minhas pequenas férias. Algum lugar de fácil acesso, que combine beleza natural, aventura e novidades.

Em minha procura na internet encontrei o lugar ideal: Brotas. Estive lá há 7 anos e com certeza as coisas melhoraram muito de lá para cá.

Entre um blog e outro, entre pesquisas em sites, achei o depoimento da jornalista Verônica Fraidenraich no site da Revista Viagem.

Então, decidi! Vou para Brotas! Leia o depoimento dela e aventure-se também!


"Rema, frente. Parou. Direita, ré. Direita, ré. Frente. Parou. Frente, frente, frente. Piso!" Éramos seis dentro de um bote e nos aproximávamos de uma corredeira quando encalhamos numa pedra. Tínhamos pouco tempo pra desencalhar e deixar o bote na posição correta para a queda - ou alguém poderia voar barco afora. Uma vez posicionados, a ordem era se acocorar no chão ("piso") da embarcação e erguer o remo. Aí era deixar a água nos levar. Tudo isso acontecia em questões de segundos enquanto descíamos o Rio Jacaré-Pepira, o principal de Brotas, a 250 quilômetros de São Paulo.

Para praticar rafting, é útil ter um pouco de coordenação motora e saber interpretar os comandos do "capitão". Muita gente se confunde ao ouvir expressões como "direita ré", quando quem está no lado direito deve remar para trás - e quem está no lado esquerdo, para a frente. Mesmo assim, ter de remar, concentrar-se nas instruções, descer as corredeiras, esquivar-se dos galhos suspensos e tomar banho de rio é uma delícia. Não deve ser à toa que o rafting é o produto mais vendido pelas agências de ecoturismo de Brotas - desde os anos 1990, a capital informal da aventura do estado. A cidade é também o segundo melhor destino de ecoturismo desta edição do Prêmio VT - só perde para o eterno campeão Bonito (MS). Fazer rafting ali custa em média 75 reais. Vale até para quem não sabe nadar, já que é obrigatório o uso do colete salva-vidas. Mas há muitas outras atividades que podem ser praticadas lá: arvorismo, canyoning, tirolesa, rapel, boia-cross, canoagem, cavalgada, pesca, quadriciclo, ultraleve. A novidade mais recente é uma trilha de bugue.

Atrás das atrações de aventura chegam a Brotas 120 mil turistas por ano. Sete em cada dez visitantes vêm da capital, se deslocando por algumas das melhores estradas do estado, como a Bandeirantes e a Washington Luís (e, por isso, prepare o bolso: o gasto com os pedágios de ida e volta desde São Paulo bate em inacreditáveis 65 reais).

Brotas começou a revelar sua vocação para o ecoturismo de maneira meio torta, em 1993. Na época, o governo municipal havia dado sinal verde para a instalação de um curtume próximo ao Jacaré-Pepira, mas o projeto foi abortado graças à resistência de ambientalistas e da população. Depois disso, a cidade começou a profissionalizar o que era a diversão dos locais e foi se firmando como destino de aventura, mesmo com o agronegócio fechando o cerco: ali se plantam cana, laranja e eucalipto.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Descontos para aluguel de carro



Boas notícias para quem sempre achou que alugar um carro significava detonar boa parte do orçamento das férias. As empresas pesos-pesadas Avis (avis.com.br) e CVC (cvc.com.br) anunciaram recentemente uma parceria para vender diárias de carro no mundo todo nas lojas da operadora e nas agências credenciadas. No Brasil, um automóvel econômico, com quilometragem livre e seguro completo, sai por R$ 89,90. "Uma família com quatro pessoas que quer passar um fim de semana no litoral saindo de São Paulo, por exemplo, pode economizar mais alugando um carro do que comprando passagens rodoviárias", diz Valter Patriani, presidente da CVC.

Desde maio do ano passado, clientes da Gol (voegol.com.br) também conseguem alugar veículos com desconto. O acordo é com a Unidas (unidas.com.br/gol). Os descontos chegam a 50%. Basta ir aos sites de qualquer uma das empresas. Mas há a condição de associar a locação a uma passagem da Gol, integrando assim parte aérea e terrestre. Além do desconto na diária, a taxa de serviço para quem retira o carro no aeroporto cai de 10% para 5% sobre o valor total. E quem é cliente Smiles ainda acumula de 600 a 1 200 milhas a cada locação

Texto de Talita Ribeiro, do site Viagem e Turismo.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Uma viagem diferente: Túnel do Tempo!

Durante uma das reuniões de família que acontecem no fim de ano, fui até a casa da minha sogra e me sentei ao lado da avó do meu marido.

Ela é uma senhora humilde, mas muito sábia. Costuma falar frases de efeito de autoria própria e conta coisas do passado como se tivessem acontecido ontem.

Entre um assunto e outro, ela começou a falar como a cidade de Piracicaba mudou ao longo dos anos.

Hoje vemos prédios grandes, avenidas enormes, carros para todos os lados.

Dona Teresinha ia trabalhar na fábrica de seda de bondinho, morava em uma casa de 4 cômodos com o marido, dois filhos, além da sogra, do sogro e de dois cunhados solteiros.

Quando moça, ela ia à missa no centro da cidade e depois caminhava com as amigas até o baile do outro lado de Piracicaba. ``Tudo era mais perto. A gente queria dançar, então andávamos muito até chegar ao baile. Chegávamos lá, dançávamos muito e depois retornávamos a pé novamente. Chegava em casa de madrugada e no dia seguinte acordava às 5h da manhã para ir trabalhar``, conta Dona Teresinha.

É difícil imaginar Piracicaba como ela nos conta.

Atualmente a cidade está em sétimo lugar em vendas exteriores no Estado de São Paulo e em 33° lugar, no Brasil, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Vale lembrar que o Estado conta com 645 municípios e o País, com mais de 5,5 mil cidades.

Mas na época de Dona Teresinha, as pessoas trabalhavam na empresa Dedini ou no engenho Central.

A Dedini ainda existe, mas é um entre tantas empresas que compõe os diversos centros industriais de Piracicaba.

Já o Engenho Central, hoje serve como um centro cultural, onde acontecem feiras e eventos da cidade. O atual projeto para o Engenho é um teatro sofisticado com restaurante e área verde preservada e protegida!

``Naquela época ninguém pensava em segurança. Ela existia e pronto! A gente era tudo pobre... todo mundo! Então, ninguém queria roubar ninguém. Era seguro andar em qualquer lugar em Piracicaba. A gente era pobre e sofria o que o diabo não quis, mas era muito feliz!``, termina Dona Teresinha, se levanta, vai embora e me deixa com meus pensamentos.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Adrenalina no Rio do Peixe

Quem mora no Estado de São Paulo e gosta de uma boa dose de adrenalina, a sugestão para essas férias é a cidade de Socorro. Escolhida pelo Ministério do Turismo como referência em aventura e acessibilidade no país, está a cerca de 153 km de Piracicaba e a 135 km da capital.

O motivo deste destaque é visto nos parques e atrações adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, que podem praticar normalmente atividades como rafting e arvorismo.

Eu encarei o rafting no Rio do Peixe há cerca de dois anos, e posso falar: os instrutores são muito preparados e as quedas são bem radicais! Vale a pena para quem gosta de emoção!
   
O percurso se estende por 7 km, e é feito em cerca de 2h30. Pode ser realizado por pessoas com mais de 15 anos, iniciantes ou em nível intermediário no esporte.


É caracterizado por apresentar muitas pedras, grandes e expostas, que conferem velocidade e dificuldade ao rio. Há trechos em que há o predomínio de corredeiras de grandes desníveis intercalados por algumas calmarias, quando se aproveita para curtir o belo visual.


Durante os dias de semana as saídas acontecem às 10h e 14h, já nos finais de semana e feriados ocorrem com mais freqüência: às 9h, 11h30, 14h e 16h. Lembre-se de chegar com no mínimo de 20 minutos de antecedência. Os horários podem estar sujeitos a mudanças, então é recomendável ligar na empresa que faz o trajeto antes de programar o seu passeio: contato Rios de Aventura :(19) 3895-6255 ou (19) 3895-5292

Os interessados podem pagar o valor de R$ 89,00, que pode ser dividido em 2 vezes. Mais informações no site: http://www.riosdeaventura.com.br/

Como chegar: Seguir em direção à estrada Socorro-Munhoz, onde se localiza o Corredor Turístico do Rio do Peixe. O rafting tem início no Km 8,0, em trecho do rio anterior à passagem pela cidade.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os céus ficarão lotados?

Em reportagem produzida por Julia Gouveia para a Revista Viagem e Turismo da editora Abril na edição de novembro deste ano, li que o barateamento das passagens de avião tem feito os brasileiros deixarem o ônibus de lado nos últimos tempos.

Julia levanta os seguintes dados: no primeiro semestre de 2010 houve 30% mais passageiros do que no mesmo período de 2009. Com certeza este aumento está relacionado às vendas online e as promoções relâmpago, que chamam cada vez mais a atenção dos consumidores.

Eu me lembro bem que anos atrás preferia o ônibus para visitar uma amiga que vive no Mato Grosso do Sul. Hoje, não penso duas vezes e reservo as minhas passagens com certa antecedência! Já consegui promoções incríveis que valeram pelo preço e pelo mínimo esforço.

A famosa frase "o céu é o limite!" antigamente só era usada pelas pessoas com grande poder aquisitivo. Hoje, para alcançar os céus, as exigências financeiras são menores. Preços atraentes e facilidade de pagamento.

E as companhias nacionais querem, cada vez mais, aumentar a malha aérea. O objetivo? Atingir ainda mais os consumidores da classe C. Em 2009, este público representou 6% dos clientes da TAM, e para 2012 a expectativa é que chegue aos 17%.

Mas fica a questão: haverá aviões para todos?

Segundo a reportagem, há um entrave à expansão, que são os aeroportos com capacidade estrangulada no Brasil. De acordo com Gianfranco Beting, diretor de marketing da Azul, o modelo de crescimento da empresa evita aeroportos congestionados, “mas em questão de anos a falta de vigorosos investimentos na infraestrutura irá impedir o crescimento não só da Azul, como de todas as congêneres”, explica Beting.

Líbano Barroso, da TAM ainda completa: “se nada for feito em São Paulo, chegaremos ao limite das operações em dois anos”. Uma situação arriscada para as empresas de aviação e para aqueles que desejam decolar e chegar mais rápido pelos céus.

O jeito será aguardar e ver o que vai acontecer aqui da terra nos próximos anos...

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

"Brasil, meu Brasil brasileiro..."

Para os brasileiros apaixonados, como eu, um texto lindíssimo sobre a nossa terra, que vale a pena ser lido e relido!

Um país não se faz só de estereótipos, ou o Brasil seria apenas a terra do samba, da praia, da Amazônia, do Carnaval. Felizmente, somos também a terra do axé, do maracatu, da bossa nova, da mistura. Do cerrado, dos cânions, das serras, do Pantanal. Do Réveillon mais famoso do mundo, sim, mas também das festas de reinado, de São João, do Boi Bumbá.

Mas mais do que isso: o Brasil sabe sempre inventar mais um pouquinho. Todo verão surge uma nova praia do ano. Espaço para isso é o que não falta num litoral de mais de nove mil quilômetros de extensão. Trancoso, Praia do Rosa, Pipa, Itacaré, Boipeba, Barra Grande.

De tempos em tempos, brotam belas novidades culturais para citar as mais recentes, aos já incontornáveis MASP, o Museu de Arte de São Paulo, e o Museu Imperial de Petrópolis, nos últimos anos, ganhamos complexos de nível internacional: o Palacete das Artes Rodin Bahia, dedicado ao mestre escultor francês, em Salvador; o Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, com mais de 500 obras de 100 artistas contemporâneos de todo o mundo; e a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, um premiado projeto do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

Vem mais por aí: a nova sede do Museu da Imagem e do Som, na orla de Copacabana, tem inauguração prevista para 2012 e vai estampar os traços modernos dos americanos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio. E a Copa e as Olimpíadas que nos aguardem...

Podemos ver onças no Pantanal, botos na Amazônia, golfinhos rotatores em Fernando de Noronha, tartarugas na Praia do Forte e baleias em Santa Catarina e Abrolhos. Nadar em deliciosas cachoeiras nas montanhas de Minas Gerais e nas chapadas. Mergulhar em rios transparentes em Bonito. Comer muito bem não só em São Paulo, mas também no Rio, em Belo Horizonte, em Salvador, em Brasília, em Maceió.

Percorrer toda a costa num belo transatlântico. Visitar lindas igrejas nas cidades históricas de Minas, no Pelourinho, em Olinda. Ver o Corcovado e o Pão de Açúcar com a emoção da primeira vez. E voltar pra casa com a certeza de que sempre haverá mais para ver.

Do que já está por aí ou do que ainda está por vir. E isso é muito.


Essse texto foi retirado do site da revista Viagem.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Presentão de Natal!



O bom velhinho já passou por aqui!
 E olha só o presentão que algum leitor ou leitora do nosso blog vai ganhar:



Acabamos de realizar o sorteio, que foi um sucesso! Tivemos 159 pessoas inscritas...e a sortuda é lá de Porto Alegre : Aline Czar, que tem um blog com mais de 1300 seguidores e que trata sobre diversos assuntos do mundo feminino, o Se Vira com 30.

 

Querida Aline, já vamos entrar em contato para que você nos passe os seus dados e a equipe do Center Flat Service enviará a sua cesta repleta de coisas gostosas por correio.

Que jeito gostoso de fechar o ano, hein?

Um grande abraço,

Center Flat Service e DeCastro Assessoria de Imprensa.






sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Turismo agora também para a nova classe consumidora brasileira!


A realidade mudou. O motivo? O Turismo. Com o aumento do poder aquisitivo, viajar deixou de ser regalia das classes A e B. Hoje, muitos brasileiros já estão arrumando as malas e embarcando nos seus sonhos.

A novidade é que o mercado se prepara para esses novos clientes. São trabalhadores que ganham entre R$ 1,2 mil e pouco mais de R$ 4 mil por mês.

O movimento nas agências de viagem cresceu. E essa mesma clientela, que antes nem imaginava colocar os pés fora do estado, atualmente, já pode pagar com calma em até dez vezes sem juros.

Alguns passageiros querem ir mais além, para o exterior. A previsão da Associação Brasileira de Agências de Viagens é de um aumento de 15% na venda de pacotes internacionais. Já para pacotes nacionais, a expectativa é de um crescimento de 20%. As cidades mais procuradas são Fortaleza, Natal e Porto Seguro.

E se você pensou que esses novos consumidores saem de casa só para viajar. Enganou-se. Com o bolso mais cheio, a rotina é outra: comer fora é cada vez mais comum.

Por isso, um outro setor também já calcula seu crescimento - A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O movimento deve ser 10% maior do que no ano passado.

Com a economia crescendo, a tendência é que mais brasileiros possam aproveitar do que, para muitos, ainda é novidade. Mas é sempre bom tomar cuidado para não ficar endividado! Planeje-se.

Para ver essa matéria, exibida pelo Bom Dia Brasil, clique aqui.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Zoológico: um passeio para todas as idades

Para quem gosta de animais de todos os grupos - mamíferos, aves, répteis, anfíbios, insetos e aracnídeos. Confira nossa dica de hoje, no menu “Dicas Turismo”. Afinal, você não pode tê-los em casa! Então, porque não visitá-los no Zoológico?

O Zoológico Municipal de Piracicaba, fundado em 18 de agosto de 1972, com área total de 36.000 metros quadrados, localiza-se na Avenida Marechal Castelo Branco no número 426, próximo à saída para Rio Claro.
Ele foi fechado para visitação durante sete anos, por iniciativa dos técnicos e da Prefeitura Municipal, com o objetivo de montar um Zoológico com proposta educativa e científica, que foi finalizado com sucesso em 2007, onde se deu sua reabertura oficial.
Atualmente está aberto à visitação de terça a domingo das 9 às 17 horas. O tempo que você leva para visitar todos os animais é em média de 40 minutos. Mas, o local tem acesso ao Paraíso da criança, um parque para passar o dia todo.

O Paraíso da Criança, criado em 7 de janeiro de 1976, com a finalidade de complementar os momentos de lazer da criança. Possui foguetes com escorregadores, Casa do Tarzan montada sobre uma frondosa árvore, um castelo medieval, forte apache, um gigantesco robô, ponte pênsil, casa de bonecas, balanços e carrosséis.
A entrada é gratuita e a diversão está garantida para toda a família! Confira esta dica que preparamos pra você:
Passeio “animal”
Se prepare pra andar bastante! Tênis, boné e protetor solar são indispensáveis, porque você irá esquecer a hora quando estiver no zoológico de Piracicaba. Você pode percorrem uma trilha cercada por vegetação predominante de flores, com lagos, cascatas e áreas especiais.

Com mais de 200 animais, entre mamíferos, aves e anfíbios, anexo ao zoo está o parque Paraíso da criança, onde você encontra diversão garantida não só para os pequenos.

O local possui um lago onde há uma ilhota habitada pelos macacos, é todo arborizado. Por lá você encontra animais como a jaguatirica, quati, raposa e pássaros silvestres que se exibem e, com isso, demonstram o carinho e dedicação com que os monitores os tratam. Uma Iguana, transferida para cativeiro bem adaptado, simulando seu habitat de origem, sinaliza seu excelente estado de saúde.
Outro animal é um tucano que mostra o vigor com seu bico e cores lindas, entre as aves há também uma coruja bem orelhuda.
Já no grupo dos répteis um jabuti piranga muito tímido, além de muitos outros animais e espécies o zoológico conta com o apoio do projeto ZooAquarium – zoológico, aquário, borboletário e viveiro de mudas instalados numa mesma área - tendo como objetivos principais a conservação, a pesquisa e a educação ambiental, dinamizando a maneira como são exibidos os animais e seus habitats, além do lazer e do ecoturismo.
Zoológico, aquário de água doce, borboletário, formigueiro e viveiro de mudas, numa área delimitada pelos rios Piracicaba, Corumbataí e o Ribeirão das Ondas.
No parque Paraíso da criança, você desfruta de uma grande área de lazer com espaço para alimentação e playground para crianças de todas as idades, com brinquedos, casinhas suspensas, ponte de madeira, pista de arvorismo e muro de escalada, núcleo de educação ambiental, hora do conto com histórias infantis, gincanas, brincadeiras e trem da alegria, tudo com monitoramento de adultos. Você pode fazer um piquenique com os amigos enquanto a garotada se diverte.

Como temática de exibição, representam-se os ecossistemas brasileiros e a fauna associada - Mata Atlântica, Pantanal e Cerrado - presentes no município de Piracicaba e região. O borboletário complementa a temática de exibição, tendo como estrutura principal uma área com 800 metros quadrados, coberta por uma tela que permite o olhar dos visitantes.
O aquário de água doce tem como temática os vários habitats representativos do rio Piracicaba e os peixes presentes na bacia do rio Tietê. Durante a visita é contada a história da cidade através de painéis gráficos, utensílios e objetos de época.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Papai Noel inova mais uma vez

Antigamente ele chegava pela chaminé, muitas vezes com dificuldade para passar e conseguir chegar ao solo são e salvo.

Algumas vezes, o bom velhinho desfilava pelos céus e parava imponente com suas renas - as únicas do mundo que sabem voar.

Anos mais tarde, ele resolveu inovar e aparecer nos locais a bordo de um helicóptero. Nos anos de "vacas gordas", ele até arriscou em surgir numa bela limousine em certos destinos mais "chiques", impressionando pessoas como eu!

Depois de tantas versões, eu achava que o nosso querido Papai Noel não teria mais o que inventar! E não é que ontem, navegando pelo site do MSN fui surpreendida?

Lá, encontrei um vídeo produzido pela AFP, que mostra a mais nova onda deste natal: o papai noel mergulhador.


A atração, que está a disposição em Tóquio, no Japão, tem encantado crianças e adultos.

E essa novidade só me faz chegar a seguinte coclusão: não importa de onde ele venha, seja do céu, da terra, ou mesmo da água - todos adoram ver o bom velhinho

Portanto, aproveite para vê-lo neste vídeo também:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Viaje através dos livros!

Com o mercado de publicações sobre viagens tão aquecido no país, um livro desses pode virar inspiração para uma deliciosa aventura ou ainda um ótimo presente de natal!

Segundo o escritor Ricardo Freire, especialista quando o assunto é viagem, “está aí um presente que vale muito mais do que custa. Não tem quem não goste — nem quem não use. E alguns custam tão barato, que acabam operando o milagre da multiplicação de presentes com baixo orçamento”.

Então, para você que ainda não sabe o que dar ao seu amigo secreto, excelentes sugestões de quem sabe o que está falando!

Bistrôs Buenos Aires (Alex Herzog)

O quê: guia de mais de 50 restaurantes em Buenos Aires, ilustrado com fotos charmosas. Como bônus, sugestões para combinar passeios e restaurantes; um guia dos lugares descolados de tango; e a lista dos cafés notáveis.


69 lugares para comer e beber (Cris Berger)

O quê: Restaurantes românticos de Bariloche a Nova York, passando pelo Chile, Brasil e México.

69 lugares para amar – parte 1 (Cris Berger)

O quê: Hotéis poderosos para passar a lua de mel em quatro continentes.

69 lugares para amar – parte 2 (Cris Berger)

O quê: Mais hotéis poderosos para passar a lua de mel.

69 horas em Nova York (Cris Berger)

O quê: 3 dias de passeios, refeições e compras em Manhattan.

Paris: quatro roteiros em quatro dias (Maria Lina)

O quê: roteiros destrinchadíssimos por quem mais entende do assunto — Maria Lina, do Conexão Paris. Como o subtítulo diz, o guia vai “dos pontos essenciais aos segredos dos parisienses”.

Pequeno livro de cruzeiros (Mari Campos)

O quê: tudo o que você precisa saber sobre cruzeiros, mas não tinha ninguém para perguntar.

Pequeno livro de viagem (Mari Campos)

O quê: manual do viajante com as dicas ótimas


Crianças a bordo: como viajar com seus filhos sem enlouquecer (Patricia Papp)

O quê: manual de cuidados e truques para entreter crianças nos deslocamentos e longe de casa. Como preparar a viagem e como fazer a readaptação dos pequenos depois da volta.

100 dicas para viajar melhor (Ricardo Freire)

O quê: Dicas para começar a planejar sua viagem ao Brasil, à América do Sul, à América do Norte, à Europa, a paises exóticos, solo, com crianças, em lua de mel.


100 praias que valem a viagem (Ricardo Freire)

O quê: Tomando como ponto de partida 100 praias do Pará (praia da Princesa, na Ilha do Algodoal) ao Rio Grande do Sul (praia dos Molhes, em Torres), com dicas de como chegar, onde ficar e o que explorar em cada trecho da nossa costa.



Para saber mais sobre todas essas dicas de Ricardo Freire e muitas outras, acesse http://www.viajenaviagem.com/blog/

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Piracicaba querida!

Hoje decidimos começar a semana com um vídeo que mostra as belezas da nossa querida Piracicaba...

Para quem ainda não visitou e também para quem conhece muito bem! Afinal, é um prazer poder rever as imagens dos locais que fazem dessa cidade uma parada mais do que necessária e especial no Brasil.




sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Diversão trekking

As férias chegaram e você vai passar o fim de ano em um local afastado do centro urbano?

Saiba que é um local mais que propício para aquela caminhada que você provavelmente iria fazer durante o ano, mas não conseguiu.

Pois então conheça uma modalidade de turismo que além da aventura, mistura emoção e o prazer com a natureza.

O trekking! Atividade física, que na tradução para o português, a palavra nos remete a caminhar, trilhar, andar. A mais remota e conhecida forma de deslocamento do homem.

A caminhada em si não faz sentido a não ser que esteja acompanhada de alguma motivação, seja ela física ou psíquica. Podemos ir mais longe ainda e dizer que o ato de caminhar também pode transcender estas questões e ser uma forma de relaxamento, prazer e convívio com a natureza. Já que a experiência prática da superação de desafios é a receita ideal para potencializar a relação do ser humano consigo mesmo e valorizar recursos naturais das cidades e de locais que conservam a natureza.

Sendo uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa e em qualquer idade (ressalvo feito àqueles que estão há muito tempo sedentários), o trekking é muito acessível do ponto de vista financeiro e muito seguro também a nível físico.

Portanto, é uma ótima opção para quem pretende correr atrás do prejuízo com a balança e aproveitar o local onde irá passar as férias. A regra é respeitar a natureza.

Para realizar esta inesquecível experiência você pode formar um grupo ou se aventurar individualmente, mas como todas as atividades que realizamos, aqui vão algumas dicas.

Para você que está visitando o local e não conhece o percurso procure alguém que possa acompanhá-lo. Use roupas folgadas e confortáveis, são eficientes e ajudam no desempenho. Nos pés use um tênis mais velho e que você esteja acostumado, pois uma bolha no pé pode retardar sua caminhada ou mesmo inviabilizá-la.

Você deve também calcular o tempo da caminhada. Comece cedo, assim, com a luz do dia poderá terminar o percurso sem problemas.

Mas, se sua caminhada é noturna,  leve equipamentos para segurança, lanternas, pilhas, etc. E para a caminhada em grupo lembre-se de um detalhe importante, nela as pessoas caminham com velocidades diferentes. Não estabeleça parâmetros de competição entre os integrantes. Tente mantê-los unidos, com uma velocidade média.

Se o local permite fazer uma trilha, se for a sua primeira vez e se não faz exercícios com regularidade, não exagere.

É importante lembrar que você deve gastar cinco minutos antes e cinco minutos após a trilha para um alongamento nas pernas e braços. Pode parecer bobagem, mas ajuda a reduzir as famosas dores musculares pós-trilha.

Portanto, aproveite o lugar onde você estiver para conhecer melhor as pessoas e poder voltar
para casa revigorado e pronto para as próximas estações!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Muito mais que uma universidade!

Seria só mais uma universidade da cidade de Piracicaba se não fosse um pequeno detalhe, o campus. A Esalq tem tanta história, tanta cultura, tanta beleza, que passeando por ela, quase esquece-se que alí funciona uma das mais renomadas faculdades do país.

Sua origem data de 1892, quando Luiz de Queiroz fez a doação de uma de suas fazendas para a idelaização de seu projeto. Desenvolvida por um paisagista belga e um arquiteto inglês, dá até pra imaginar a magnitude do lugar.

Não à toa que, nos finais de semana, o prédio central fecha suas portas, e o lugar vira um verdadeiro parque com direito a passeios, piquiniques, lago com patos, saguis, pipoqueiros, noivas tirando fotos e muito mais.

Se já é lindo durante o dia, imagina nesta época do ano todo iluminado e enfeitado?! Torna-se mágico!Um lugar que vale a pensa ser visitado, apreciado e lembrado!


Por isso, esta é nossa dica de turismo de hoje...


O "parque" Esalq

Não é por acaso que moradores e turistas da cidade de Piracicaba escolhem o campus da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) para tirar fotografias, em busca de um cenário nobre para seus álbuns.

O campus de 914 hectares é majestoso, com edifícios monumentais, lago e um parque em estilo inglês, projetado em 1907 pelo paisagista belga Arsène Puttmans, tido como o único do Brasil.

Entre as faculdades mais respeitadas do Brasil, a Esalq tem 11 departamentos e um importante departamento de biblioteca e documentação de ciências agrárias. Há ainda um museu dedicado à história da instituição e uma loja, a Raízes, onde é possível comprar as famosas aguardentes produzidas na faculdade.

Durante os finais de semana, os prédios, o museu e a loja fecham, e o campus se transforma em um grande parque. O espaço é bem conservado e bem policiado, e não é permitido entrar de carro ou bicicleta.

Tombado como patrimônio histórico pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e também em nível municipal, o campus da Esalq teve origem com a doação de uma fazenda, em 1892, por Luiz de Queiroz, idealizador da faculdade. O prédio central, que foi inaugurado em 1907, tem estilo neoclássico e foi projetado pelo arquiteto inglês Alfred Brandford Hutchings.




Diante do pavilhão de Horticultura, espalha-se um bucólico lago, onde vivem famílias de patos brancos. Mas a principal atração animal do campus são os saguis, que se aproximam em busca de comida.

ESALQ - Av. Pádua Dias, 11. Visitação do campus: diariamente, das 9h às 17h. Conheça mais em http://www.esalq.usp.br/

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Companheiro de quatro patas

Para quem viaja com o um cão é preciso tomar alguns cuidados para não ter problemas. Primeiro porque o peludinho não faz ideia do que está acontecendo e para onde você está o levando, depois porque nem todo mundo gosta de animais e locais privados, geralmente, não permitem a entrada deles.

Assim, em uma viagem é fundamental que seu “melhor amigo” seja transportado em caixas apropriadas.


Se você for viajar de carro é permitido transportar apenas um cão no banco traseiro, hoje até já existe cinto de segurança próprio para cães. Mas se você optar por viajar de ônibus a boa notícia é que a maioria das empresas aceitam levar os bichos desde que eles viagem no bagageiro para não incomodar os outros passageiros.

Nos locais onde estiver passeando utilize sempre a coleira e conduza seu cão respeitando os outros hóspedes, que podem simplesmente não gostar do peludinho.

Quando levá-lo para uma caminhada recolha sua fezes e procure evitar brigas do seu cão com outros animais no local e principalmente, nunca o perca de vista.

Para o animal, a mudança do ambiente pode ser um fator de estresse, ele pode estranhar o novo lugar, principalmente os cachorros novos, então, o melhor a se fazer é levar o kit do animal, com sua cama ou manta para dormir, além de seus brinquedos preferidos, isso ajudará a sentir-se em casa, e não se esqueça da ração que ele está habituado a comer. É importante também nunca deixá-lo fechado dentro do carro, nem que seja por poucos minutos, pois a temperatura corpórea irá se elevar rapidamente.


O ideal é programar a viagem em horários mais frescos e sempre fazendo paradas  para que o animal possa beber água e fazer suas necessidades, evite também viajar com animais idosos, principalmente aqueles cujas condições de saúde requerem mais cuidados.

Por fim, vale lembrar que em qualquer viagem você deve estar com atestado sanitário emitido por um veterinário com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica.

Aperte os cintos do seu cão e boa viagem!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Turismo e gastronomia!

A gastronomia como atrativo de uma determinada localidade, é bastante interessante e importante do ponto de vista turístico, pois apresenta novas (e deliciosas) possibilidades!

A quebra da rotina justamente se dá quando consumimos alimentos característicos de outras culturas. Mas porque isso acontece? Pode ser por curiosidade, monotonia, desejo de experimentar outros sabores.

A familiaridade com determinada alimentação é confortadora. Por isso, o encontro com o novo, normalmente, acontece através de algo inédito, um evento social, uma festa, um encontro, uma viagem.

Chegando a esse ponto e possível analisar as razões que levam o homem a experimentar alimentos culturais. A começar pelo prazer. Sentimos curiosidade de conhecer novas culturas e, a alimentação típica é o ponto chave desta descoberta.

Com a globalização, essa troca de experiências ficou ainda mais fácil, pois é possível conhecer quaisquer alimentos, de todas as culturas, sem precisar conhecer às suas respectivas localidades, está quase tudo ao alcance das nossas mãos.

Mas, só experimentar os alimentos, sem vivenciar sua origem, para muitos, não é o bastante. É a partir daí que o turismo gastronômico passa a ser um diferencial e abre um grande leque de possibilidades.

Para as pessoas que buscam novos conhecimentos, novos sabores, novas culturas, a gastronomia pode ser o motivo principal, ou o inicial, para se conhecer determinado local.

O que não falta são variações e novidades. Por isso o turismo possibilita tantas descobertas!

E a gastronomia é muito importante e relevante para o turismo. Ela fornece inúmeras oportunidades para todos aqueles que souberem explorar esse nicho de mercado, direta ou indiretamente.

Ou seja, aventure-se na culinária dos quatro cantos do mundo! Conheça todas as delícias! Enriqueça seu paladar! Sirva-se de novidade! Alimente-se de cultura!


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Viagem a dois


Viajar a dois está nos planos de todos os casais que conheço. Seja para relaxar ou conhecer um lugar diferente, o fato é que uma viagem assim pode não só trazer lindas lembranças, como também estreitar o relacionamento dos pombinhos.

Durante o planejamento para as tão sonhadas férias românticas tudo parece perfeito. Mas esta sensação pode acabar durante o passeio. O motivo? Homens e mulheres têm gostos diferentes para as coisas. Enquanto ele vai adorar  assistir a uma partida de futebol no estádio da cidade em questão, muito provavelmente ela vai querer gastar algumas horinhas fazendo compras...

E isso não se limita só às diferenças entre o gênero masculino e o feminino. Estamos falando também de diferenças de personalidade! Algumas pessoas acham extremamente chato fazer um cronograma que deva ser cumprido a regra com os horários nas férias. Primeiro, duas horas no museu tal, depois mais uma hora  para conhecer um determinado parque...Paradinha de meia hora de almoço para depois ir  para outro destino rapidamente!

Se essa pessoa descrita acima está viajando sozinha com outra que vê a viagem de férias como algo livre, sem horários ou obrigações, as coisas podem ficar complicadas e o atrito será inevitável.

Na verdade, a viagem a dois nada mais é do que a extensão do seu relacionamento. Se vocês pensam da mesma maneira, ótimo! Coloque - ou não - o seu cronograma nas malas. Se vocês são um pouco diferentes, o segredo será cada um ceder um pouquinho em algum momento da viagem para fazer passeios que podem deixar o outro feliz.

Afinal, viajar é sempre uma delícia! Mesmo que ocorram imprevistos, o que importa mesmo numa viagem romântica é a cumplicidade e parceria. Se dislumbrar com paisagens maravilhosas, conhecer novos lugares, rir de momentos únicos  e ter alguém do seu lado para compartilhar tudo isso é o que faz da viagem a dois algo especial e marcante para toda a vida!


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entretenha seus filhos durante a viagem de férias!

Sair de férias com as crianças é uma delícia! No entanto, alguns baixinhos têm uma energia interminável e se não disponibilizamos brinquedos ou coisas para que eles se ocupem enquanto esperam para pegar o avião, ou durante as longas horas dentro do carro, a viagem - que era para ser um sonho - pode virar um inferno!

Para deixar os pequenos mais calminhos, vale tudo, desde contar histórias, colocar uma música animada, emprestar o celular para que eles se entretenham com os joguinhos e até, se possível, investir em novos brinquedos, acessórios e tecnologias.

Veja alguns itens que podem distrair os seus filhos:

As meninas vão adorar o laptop da Xuxa

O DVD automotivo pode distrair toda a família e deixar a viagem mais agradável,
mesmo com algumas horas de trânsito

Os parceiros Woody and Buzz do filme Toy Story
vão fazer companhia e divertir os meninos




O novo modelo de game portátil da Nintendo DSi
vem com câmera fotográfica embutida e acessa a internet via wi-fi

Se você pensa em viajar depois do Natal ou do Ano Novo, estas podem ser ótimas sugestões - para as crianças e inclusive pra você!